Racismo e Preconceito

Falar sobre racismo, preconceito no Brasil é bastante difícil, mas necessário. O primeiro passo para que a discussão possa acontecer, é assumirmos que trazemos enraizados em nós mesmos o racismo e o preconceito, mesmo que digamos o contrário, "não sou racista", "não tenho preconceito", vamos perceber que infelizmente, não estamos livres de algum tipo de preconceito. Isto, porque como já disse, está enraizado, faz parte do imaginário coletivo, está no nosso dia a dia e quase não nos damos conta disso.
Tudo tornou-se tão "Natural", que não nos incomodamos de ver o negro, somente em funções subalternas e pobres, este racismo enraizado, velado, disfarçado, mas sempre violento, acontece em nossa sociedade brasileira, devido ao mito da democracia racial. Somos todos mestiços, como pode haver preconceito?
Existe o racismo cordial, convivemos muito bem brancos e negros, desde que cada um reconheça o seu lugar, ou seja, desde que o negro não queira também ocupar o lugar, que até hoje só pertence ao branco.
E essa realidade, esse nosso cotidiano é muito sério, porque faz com que o negro perca a sua identidade e faz com que o branco tenha medo da palavra negro, e por isso sempre diz ao outro: "Você não é negro, você é mulatinho", moreno, etc.
Somos frutos de uma sociedade, que classifica as pessoas pela cor da pele, desde a época da escravidão, que ser mais claro, significa galgar a escala social.
Precisamos ter em mente, que o racismo, o preconceito, são uma construção social, construídos pelos homens ao longo da história.
Portanto se foram construídos, podem ser destruídos. E é por esse caminho que poderemos aos poucos ir refazendo o nosso imaginário brasileiro, e nos libertando da ideologia do embranquecimento.


Assista o Video e Reflita.

0 comentários:

Postar um comentário